Please reload

Posts Recentes

Sessão Solene homenageia 30 anos do Cendhec

November 14, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Escola Estadual em Nova Descoberta recebe ação da Campanha pelos Bons Tratos

August 10, 2017

O Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (Cendhec) realizou na manhã desta quarta-feira (9 de agosto), mais uma atividade que integra a programação da 10ª edição da Campanha pelos Bons Tratos de Crianças e Adolescentes. A atividade aconteceu na Escola Estadual de Referência no Ensino Médio Clotilde de Oliveira, no bairro de Nova Descoberta. 

 

Na oportunidade, o Cendhec promoveu uma manhã festiva com atividades educativas, incluindo encenação teatral e pinturas, além da distribuição da revista em quadrinhos da campanha: "A Máquina da Transmutação: Construindo a cultura da Autoproteção". Cerca de 100 alunos do ensino médio participaram da atividade, que abordou a importância da autoproteção, visando prevenir os riscos de violência.

 

A assistente social do Programa Direitos da Criança e do Adolescente, Vanja Valença, destacou que o Cendhec vem levando essa campanha para as escolas, organizações, centros e unidades que contam com crianças e adolescentes que participam das oficinas formativas. "Alunos/as que estudam na escola Clotilde de Oliveira ajudaram na construção da história da revista em quadrinhos. E hoje tiveram a oportunidade, através do teatro, em mostrar aos colegas o que aprenderam sobre o tema da autoproteção".

 

Para Vanja, além das diversas formas de violência física, seja ela doméstica ou sexual, tem também a situação da violência através da internet, pelo seu fácil acesso realizado pelos adolescentes e pela grande possibilidade de sofrerem ameaças no meio virtual. "Com essa campanha trazemos esse tema da autoproteção a tona para que as crianças e adolescentes conheçam os seus direitos e que elas possam evitar situações de violência, aprendendo a se proteger".

 

A professora da disciplina de Direitos Humanos da escola estadual, Maria de Fátima Correia, enfatizou a importância de receber a atividade do Cendhec na unidade de ensino. "Veio agregar positivamente ao trabalho já desenvolvido na escola sobre o tema direitos humanos e a prevenção da violência. Realizamos várias atividades ao longo da programação anual que reforça a questão da solidariedade, do respeito e do protagonismo dos/as estudantes".

 

A distribuição da revista e a realização de atividades lúdicas e educativas são formas de dialogar com os/as adolescentes sobre um tema extremamente sério. Principalmente quando as estatísticas mostram que uma criança ou adolescente que passou por uma oficina sobre medidas autoprotetivas, tem 6 (seis) vezes mais chances de se proteger da violência sexual.

 

A Campanha pelos Bons Tratos de Crianças e Adolescentes integra as atividades do projeto Teia de Proteção, desenvolvido com o apoio da organização alemã Kinder Not Hilfe – KNH, sendo voltado para a defesa jurídica com atendimento e acompanhamento psicossocial para crianças adolescentes e jovens que estão em risco ou foram vítimas de violência doméstica e sexual e suas comunidades. A campanha tem a parceria ainda das organizações Pão para o Mundo (Brot für die Weit) e OAK Foundation 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga