Please reload

Posts Recentes

Cendhec é homenageado na Câmara de Deputados em Brasília

November 7, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Cendhec realizou ação da Campanha pelos Bons Tratos na Várzea

September 11, 2017

O Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (Cendhec) realizou nesta terça-feira (5 de setembro), a terceira atividade que integra a programação da 10ª edição da Campanha pelos Bons Tratos de Crianças e Adolescentes, que faz parte do projeto Teia de Proteção. A atividade aconteceu na instituição Lar Fabiano de Cristo, no bairro da Várzea. 

 

Na oportunidade, o Cendhec promoveu nos horários da manhã e da tarde atividades educativas, incluindo contação de estória, desenho e pinturas, além da distribuição da revista em quadrinhos da campanha: “A Máquina da Transmutação: Construindo a cultura da Autoproteção”. Além das crianças da instituição (na faixa dos 5 e 12 anos de idade), participaram também da atividade, os seus familiares, que puderam acompanhar a atividade e conhecer sobre a importância da autoproteção de crianças na proteção contra os riscos de violência.

 

A orientadora técnica do Lar Fabiano de Cristo, Niedja Pereira da Silva, destacou que a instituição enxerga a campanha como uma ação muito importante, pois a instituição atende crianças com vulnerabilidade social na localidade da Várzea. "O projeto Teia de Proteção veio complementar nossas ações, pois trabalhamos com atividades lúdicas, educativas, esportivas e abordando diversos temas transversais, mas faltava o debate sobre a prevenção da violência e da autoproteção. O Cendhec supriu essa lacuna".

 

Para Niedja, o maior ganho em relação ao projeto e a campanha é que as crianças conseguem perceber o que é se autoproteger. "Se você perguntar a uma criança que participou da campanha o que é autoproteção, ela irá dizer o que é e do que se trata. O melhor resultado é saber também que através da aprendizagem que ela adquiriu, a criança acaba levando para a mãe, o pai, o irmão e para toda a família e até para os vizinhos."

 

A distribuição da revista e a realização de atividades lúdicas e educativas são formar de dialogar com as crianças sobre um tema extremamente sério. Principalmente quando as estatísticas mostram que uma criança que passou por uma oficina sobre medidas autoprotetivas, tem 6 (seis) vezes mais chances de se proteger da violência sexual.

 

A Campanha pelos Bons Tratos de Crianças e Adolescentes integra as atividades do projeto Teia de Proteção, desenvolvido com o apoio da organização alemã Kinder Not Hilfe – KNH, sendo voltado para a defesa jurídica com atendimento e acompanhamento psicossocial para crianças adolescentes e jovens que estão em risco ou foram vítimas de violência doméstica e sexual e suas comunidades. A campanha tem a parceria ainda das organizações Pão para o Mundo (Brot für die Weit) e OAK Foundation.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga