Please reload

Posts Recentes

Cendhec é homenageado na Câmara de Deputados em Brasília

November 7, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Cendhec participa do Capacita Redes em Camaragibe

October 20, 2017

O Cendhec participou na manhã desta quinta-feira (19 de outubro), no auditório da Prefeitura Municipal de Camaragibe, do projeto Capacita Redes, voltado para profissionais da rede socioassistencial de Camaragibe sobre a temática “O papel da proteção básica e especial no enfrentamento a Violência Sexual Doméstica contra Crianças e Adolescentes em Camaragibe: desafios e possibilidades”.

 

As assistentes sociais Vanja Valença e Michelle Rodrigues falaram sobre o tema "Violência Sexual Doméstica contra Crianças e Adolescentes - compreendendo essa problemática". Foi um rico momento para debater uma das violações mais recorrentes contra crianças e adolescentes.

 

Vanja Valença fez uma apresentação sobre a atuação do Cendhec, enfatizando as ações do programa dos Direitos da Criança e do Adolescente (DCA) e do projeto Teia de Proteção, que tem como uma das atividades o atendimento a casos de violência contra crianças e adolescentes.

 

Vanja destacou os alarmantes dados de violência contra crianças e adolescentes em Pernambuco, enfatizando a questão da subnotificação como um dos problemas. Também abordou sobre os tipos de violência, passando desde a doméstica, física, psicológica, omissiva ou negligencia. E falou sobre a violência sexual, diferenciando as questões de abuso e exploração. E colocou entre os desafios para os/as profissionais que atuam na rede socioassistencial: garantir o atendimento de forma integral e afetiva; fortalecer as redes locais; participar dos espaços de controle social; cobrar a execução da politica publica, além da capacitação permanente.

 

Já Michelle Rodrigues, que representou o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Política da Criança e do Adolescente (Gecria/UFPE), falou sobre o conceito da autoproteção de crianças e adoelscentes na prevenção da violência. Destacou a iniciativa da realização da Campanha pelos Bons Tratos de Crianças e Adolescentes, desenvolvido pelo Cendhec. Também falou sobre a lei da escuta especializada, que possibilita que os depoimentos de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência sejam realizados com o apoio de uma equipe técnica capacitada.

 

O projeto Capacita Redes é fruto da intervenção de estágio desenvolvido pela estudante de Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Isis Evelin Rodrigues, que junto com a equipe do CRAS 5, no município de Camaragibe, e o apoio da Secretaria de Assistência Social do município, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, prepararam essa capacitação.

 

Segundo Isis, o tema da violência doméstica e sexual de crianças e adolescentes foi escolhido para essa intervenção pelo interesse dos/as profissionais dos municípios em conhecer mais sobre o tema e como intervir nas situações. Participaram da atividade profissionais da saúde, da educação, de organizações não governamentais, conselheiros/as municipais de direitos da criança e do adolescente, além de representantes de CRAS, CREAS, Conselho Tutelar e de outros serviços que atuam diretamente com a criança e o adolescente em Camaragibe.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga