Please reload

Posts Recentes

Encontro sobre Juventudes e Direito à Cidade será realizado neste fim de semana

December 12, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Cendhec completa 28 anos e divulga nota pública

November 3, 2017

 

No dia 2 de novembro de 2017 o Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social – Cendhec comemorou seu aniversário de 28 anos de fundação. Nessa oportunidade manifestamos nossa preocupação com o contexto atual do país e agradecemos a tod@s @s parceir@s e apoiador@s nessa longa caminhada.

 

Leia abaixo a nota da equipe Cendhec sobre os 28 anos da instituição!

 

 

CENDHEC 28 ANOS

 

O Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social – Cendhec, nesta quinta, dia 02 de novembro de 2017 completou 28 anos de existência e resistência na luta em defesa dos Direitos Humanos.

 

Em nossa trajetória de atuação nestes anos enfrentamos muitas lutas e desafios, ao lado de diversos grupos, pela garantia de seus direitos e na busca pela construção de uma sociedade realmente democrática. Mas, em especial neste último ano, temos nos deparado com um contexto de extremos, onde o retrocesso, a negação e a de perda de direitos conquistados pelos setores populares do país são a ordem do dia. Parece-nos escandalosamente evidente que as forças que atualmente conduzem a gestão do executivo federal, com o apoio de um Congresso Nacional majoritariamente investigado em casos de corrupção, assumiu a flagrante defesa de interesses particulares e do poder econômico (grandes empresas e grupos econômicos), distanciando o Estado Brasileiro dos verdadeiros anseios da maioria da população brasileira. Processo apoiado por um Sistema de Justiça desacreditado e conivente com as graves violações à Constituição Federal Brasileira.

 

No registro do vigésimo oitavo ano de existência do Cendhec poderíamos tratar de nossos feitos e de nossos avanços, mas neste contexto de Brasil golpeado, é essencial destacar os esforços de resistência e ressignificação do conjunto da Sociedade Civil (Organizações, Movimentos Sociais, Fóruns e Redes). Esses importantes sujeitos políticos têm se mantido firmes no enfrentamento das medidas e ações conservadoras e reacionárias apresentadas como reformas (Reforma da trabalhista, Previdenciária), ajustes das contas públicas (Emenda constitucional nº 95, cortes em Programas como Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, etc) ou mudanças legislativas (Lei nº 13.465/2017 - sobre Regularização Fundiária) que constituem verdadeiro desmonte do Estado Brasileiro e apontam para o recrudescimento das violações dos Direitos Humanos da população de baixa renda. Luta desenvolvida num ambiente hostil e criminalizador que coloca em xeque a própria existência dessa defesa e promoção de causas e bandeiras históricas.

 

Infelizmente comemoramos 28 anos de história num cenário desolador de país, num período em que os índices de pobreza voltam a crescer assustadoramente, as desigualdades sociais e a concentração de renda aceleram seu aprofundamento, a exploração do trabalho infantil aumenta, o ódio e a violência contra população negra, os povos de terreiro, povos indígenas, população LGBTTI e o campesinato cresce e se materializam na escalada de mortes no campo e nas cidades. É o tempo do triste retorno do Brasil ao Mapa da Fome.

 

Mas, como nos ensinou Dom Helder “Quando os problemas tornam-se absurdos, os desafios tornam-se apaixonantes”. Então é nesse tom que o Cendhec se solidariza nestes seus 28 anos de vida com todos e todas que de alguma forma estão sendo vitimadas pelas ações do poder ilegítimo que conduz e ataca o país. Reafirmando ainda nosso compromisso de fortalecer e somar esforços àqueles e àquelas que estão no fronte de luta por Mais Direitos, Mais Democracia e Nenhum Direito a Menos.

 

Por todos e todas que fazem parte do Cendhec.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga