• Cendhec

Roda de diálogo debateu a MP 759/2016 na UNICAP.


O Cendhec, em parceria com o coletivo MUDA, a FASE e MTST-Brasil, realizaram nessa quarta (26/04/17), às 18h, na UNICAP, a roda de diálogo Um Olhar sobre a Cidade, sob o tema "A MP 759 e os Retrocessos da Política Urbana". A iniciativa Um Olhar sobre a Cidade pretende propiciar debates periódicos sobre temas ligados a questão urbana e direitos humanos. Para isso, parcerias consolidadas estão sendo convidadas e novas parcerias estão sendo construídas para que diversos olhares sejam possíveis sobre a cidade.

A proposta dessa primeira conversa foi, sob a perspectiva de uma cidade mais justa, discutir sobre a Medida Provisória nº 759/2016 como parte de uma série de retrocessos que a política urbana vem sofrendo. A MP nº 759/16, publicada pelo Governo Federal no dia 23/12/2016, altera substancialmente as regras da política de regularização fundiária brasileira e toda a construção de anos de trabalho sobre o tema, impondo prejuízos enormes a população pobre o país.

A atividade contou com a importante presença de Eufrásio Elias, liderança referência da área ZEIS Mustardinha, atualmente com 92 anos de idade. Além dos parceiros João José, líder comunitário e representante do MLPC - Movimento de Luta Popular e Comunitário de Pernambuco, Salvelina Lira (Movimento Negro Unificado) e Joana Ferreira (Conselho Regional de Psicologia).

Realizaram as primeiras provocações: Alexandre Pachêco (CENDHEC), Evanildo Barbosa (Coordenador Nacional da FASE) e Emília Mozinho (MTST-BR em Pernambuco).

Posts Em Destaque
Posts Recentes