Please reload

Posts Recentes

Encontro sobre Juventudes e Direito à Cidade será realizado neste fim de semana

December 12, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Cendhec iniciou Capacitação em Serviços para profissionais da RPA-4

March 28, 2018

 

O Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (Cendhec), através do projeto Teia de Proteção, realizou o primeiro módulo da Capacitação em Serviço, reunindo representantes de instituições e organizações que atuam na rede de proteção do Sistema de Garantia de Direitos da Região Político Administrativa (RPA) 4, no Recife.

 

O objetivo é capacitar, através da oferta de oficinas, esses profissionais visando à qualificação do atendimento, o incentivo a troca de experiências na articulação em rede ampliada e o estimulo a pró-atividade na identificação e notificação da violência, além de subsidiar a proposição de ações preventivas e de enfrentamento às violências doméstica e sexual nas localidades em que atuam.

 

Participam profissionais e técnicos de CRAS, CREAS, ongs e outros órgãos e entidades que estão envolvidos no atendimento à criança e ao adolescente na RPA 4, que é composta pelos bairros: Cordeiro, Ilha do Retiro, Iputinga, Madalena, Prado, Torre, Zumbi, Engenho do Meio, Torrões, Caxangá, Cidade Universitária e Várzea.

 

O primeiro módulo discutiu o Histórico dos Direitos da Criança e do Adolescente e os Marcos Legais, sendo ministrado pela advogada Manuella Magalhães e pela assistente social Michelle Rodrigues. O segundo módulo do projeto acontecerá em abril e vai abordar o "Sistema de Garantia de Direitos, Fluxo de atendimento em Rede e Notificações". Ao todo a capacitação conta com cinco módulos.

 

SOBRE O TEIA DE PROTEÇÃO

 

O projeto Teia de Proteção é desenvolvido pelo Cendhec através do apoio da organização alemã Kinder Not Hilfe (KNH), sendo voltado para crianças adolescentes jovens e suas famílias, moradoras e moradores de comunidades de baixa renda dos Municípios da Região Metropolitana do Recife, vítimas de violência doméstica e sexual.

 

O objetivo do Teia de Proteção é ampliar e fortalecer a integração para enfrentamento e a prevenção de novas situações de violência através de parceria com órgãos e entidades da rede de proteção. Também procura desenvolver ações de defesa promoção e garantia de direitos que possibilitem o acesso à justiça, além de estimular a capacidade de autoproteção de crianças adolescentes e jovens frente às possíveis situações de violência doméstica e sexual.

 

Busca também ampliar o conhecimento sobre o direito das famílias dos técnicos, técnicas e demais profissionais da rede proteção para que denunciem e notifiquem à violência doméstica e sexual nas comunidades; contribuir para o devido registro dos casos e a notificação junto aos órgãos do sistema de justiça e segurança e do sistema de garantia de direitos; e responsabilizar judicialmente as pessoas que cometeram atos de violência.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga