Please reload

Posts Recentes

Encontro sobre Juventudes e Direito à Cidade será realizado neste fim de semana

December 12, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Nota de Repúdio

November 21, 2019

 

 

O Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (Cendhec), Instituição da Sociedade Civil e de Defesa de Direitos Humanos, manifesta seu repúdio e indignação ao ato de violência, desrespeito, preconceito e racismo ao Povo Negro desse País, por parte do deputado federal Coronel Tadeu (PSL-SP). Em um ato de afronta à memória de milhares de famílias negras, que perderam seus entes queridos, ele quebrou o quadro em exposição na Câmara dos Deputados, no dia 19 de novembro de 2019, que denunciava o genocídio do Povo Negro numa representação artística de episódios da vida real.

 

O genocídio das populações negras, no Brasil, é um fato e uma triste realidade. A população negra corresponde a maioria (78,9%) dos 10% dos indivíduos com mais chances de serem vítimas de homicídios. A cada 100 pessoas assassinadas em 2017, 71 eram negras, segundo o Atlas da Violência 2017, lançado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O racismo, um dos instrumentos estruturais do capitalismo, continua matando, marginalizando, invisibilizando essa população que tem, historicamente, um papel importante no desenvolvimento do país. 

 

Diante do compromisso enquanto Centro de Defesa de Direitos Humanos, reafirmamos nossa busca por justiça, igualdade e equidade. Por isso, todo esforço deve ser na direção de erradicar essa violência, essa barbárie, inclusive com ações mais efetivas dos/as legisladores/as, que o referido deputado ainda não compreendeu e caminha na contramão de seu papel enquanto parlamentar.

 

Ações como essa não podem ficar sem resposta, o Parlamento Brasileiro deve repudiar esse tipo de atitude e responsabilizar seu autor com rigor. Atos violentos dessa natureza não podem ser ignorados, a ponto de se tornarem alimento para manutenção e aumento de manifestações de ódio numa sociedade democrática. 

 

Toda nossa solidariedade e apoio aos Negros e Negras do Brasil.  
Seguimos na luta por uma Consciência Antirracista. 


Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (Cendhec)

 

Para fazer o download do arquivo, clique aqui.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga