• Cendhec

Comunidade Quilombola celebra caminhada institucional do Cendhec


Em vista dos 30 anos de caminhada, o Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (Cendhec) foi homenageado, na última terça-feira (12), na Comunidade Quilombola Cupira, em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão pernambucano. O território é um dos locais que fazem parte da execução do projeto Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos, que tem o apoio do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

Uma Tarde Cultural promoveu uma roda de diálogos, que reuniu crianças, jovens e famílias quilombolas, além de contar com a participação da psicóloga do Cendhec, Angélica Alves; da secretária da Mulher e Igualdade Racial, Sônia Ribeiro; e do secretário de Desenvolvimento Social, Hrubesch Jericó. O Novembro Negro também teve destaque na programação comunitária e, para marcar o momento, o Grupo Ydandiê realizou uma apresentação cultural, que homenageou o patrono dos Direitos Humanos, Dom Helder Camara.

Um momento emocionante foi quando o jovem Caio Mota declamou uma poesia em que retrata a atuação do Cendhec junto às comunidades quilombolas. Por meio de estrofes e rimas, o estudante, que participa da formação com adolescentes realizadas pela instituição e, hoje, é uma das lideranças quilombolas no município, surpreendeu a todos/as e expressou a gratidão pelo trabalho realizado. O encontro também teve direito à bolo, para comemorar a chegada da instituição aos 30 anos.

A psicóloga Angélica Alves, que acompanha a execução do projeto no território, avaliou o processo de construção de conhecimento nas comunidades quilombolas. "Perceber que os jovens estão aprendendo o que é partilhado é precioso demais. De fato, existe um potencial muito grande para que esse grupo, daqui a pouco, assuma o lugar de fala, o lugar de quem vai pleitear os próprios direitos. O Cendhec vem cumprindo uma função que vai muito além de educar para um tema, mas para a vida. Vivenciar isso no momento em que a instituição faz aniversário é muito especial", afirmou.

Assista, abaixo, o vídeo em que Caio declama a poesia em homenagem ao Cendhec:

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 1989-2017 por Cendhec. Criado por Alexandre Pachêco em conjunto com @s profissionais do Cendhec no Wix.com

Contatos:

+55 81 3227-7122 / 3227-4650 /

3227-7662 
Email: cendhec@cendhec.org.br 

Endereço: 

Rua Galvão Raposo, 295, Madalena, Recife, Pernambuco, Brasil

CEP.: 50610-330

Parceiros(as):

marcas conjuntas.jpg