• Cendhec

Seminário celebra trajetória de formação política com jovens


O Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (Cendhec) realizou, no último domingo (15), no Centro de Formação e Lazer do Sindsprev, em Recife (PE), o Seminário Juventudes em Ação. O evento faz parte do projeto Juventudes e Espaço Urbano: um olhar sobre a cidade, que é executado pelo Programa Direito à Cidade e conta com o apoio da Misereor/OAK Foundation. O objetivo da atividade foi avaliar a experiência da formação política realizada com jovens moradores/as das comunidades Mustardinha, Nova Descoberta e Torrões, classificadas como Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS), do Recife. O processo de formação foi realizado durante dois anos e conta com a parceria do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensões no Campo da Política da Criança e do Adolescente (Gecria), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Na ocasião, os/as jovens tiveram a oportunidade de compartilhar as próprias experiências na formação, sejam aquelas adquiridas por meio das oficinas pedagógicas, que possibilitaram a reflexão sobre temas como direitos humanos, direito à cidade, Estatuto das Juventudes, ZEIS, entre outros, ou a partir da participação em espaços políticos de promoção e controle social.

De acordo com a pedagoga Paula Ferreira, além da produção de conhecimento, o processo de formação preparou-lhes para lidarem com uma lacuna importante no contexto social do país. "A participação dos/as jovens nesses espaços fortaleceu o entendimento do grupo quanto à importância de conhecer os próprios direitos, mas também como o acesso à justiça é fundamental para a efetivação dos mesmos, sobretudo porque a ausência de políticas públicas, voltadas para essa parcela da sociedade, é praticamente inexistente no Brasil", analisou.

As intervenções nas comunidades citadas também receberam um foco especial no encontro. A fim de fortalecer a compreensão dos/as moradores/as locais sobre o direito à cidade, o grupo realizou uma série de atividades, capazes de provocar a reflexão sobre temas como mobilidade urbana e meio ambiente, engajando, dessa forma, a população residente, gestores/as escolares, educadores/as, estudantes, comerciantes, lideranças comunitárias, entre outros atores e atrizes sociais para fortalecer a luta por justiça e igualdade.

O trabalho que o Cendhec realiza juntos aos jovens também envolve as famílias, que estiveram presentes no seminário e puderam acompanhar, dentre outros momentos, a apresentação cultural, em formato de Literatura de Cordel, feita por uma das jovens que participou do projeto e abordou um pouco dessa trajetória de aprendizagem.

"Um dos relatos que mais me emocionou, durante o seminário, foi o de uma mãe, que disse o quanto ela também aprendeu com as formações, mesmo estando em casa, devido às conversas que têm com a filha. Ou seja, tudo isso é fruto de muito trabalho, mas ver resultados como esse, o engajamento dos/as jovens, observar o protagonismo de cada um/a expressado nas falas, a maturidade que eles construíram durante os últimos anos, enfim, é gratificante demais. Temos consciência de que não formamos lideranças políticas, mas plantamos a semente e, nos próximos anos, veremos os frutos", explicou a assistente social Cristinalva Lemos.

Ainda durante o final de semana foi realizado uma avaliação do processo formativo com o propósito de identificar as forças, mas também reavaliar, a partir da metodologia participativa, quais os elementos identificados nas aprendizagens do grupo sobre o Direito à Cidade.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 1989-2017 por Cendhec. Criado por Alexandre Pachêco em conjunto com @s profissionais do Cendhec no Wix.com

Contatos:

+55 81 3227-7122 / 3227-4650 /

3227-7662 
Email: cendhec@cendhec.org.br 

Endereço: 

Rua Galvão Raposo, 295, Madalena, Recife, Pernambuco, Brasil

CEP.: 50610-330

Parceiros(as):

marcas conjuntas.jpg