August 31, 2020

Please reload

Posts Recentes

ANCED lança nota de indignação e repúdio. Mãe perde guarda da filha por motivo de racismo e intolerância religiosa.

August 13, 2020

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Parabéns, Nação XAMBÁ! Toda nossa reverência!

June 7, 2020

 

Parabéns, Nação XAMBÁ! Toda nossa reverência!
 

O Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (Cendhec) parabeniza todo o povo da Xambá. Parabéns pelos 90 anos do Terreiro de Candomblé Ilê Axé Oyá Meguê! 

 

Domingo, 7 de junho de 2020, a Nação Xambá comemora 90 anos da abertura de seu Terreiro. De 1930 até hoje, foram muitas histórias de fé e, sobretudo, resistência do Povo Negro, da Religião de Matriz Africana e toda cultura oriunda do Povo da Xambá. 

 

É reconhecido Primeiro Quilombo Urbano Norte/Nordeste, segundo Quilombo Urbano do Brasil, e primeiro Terreiro Patrimônio Vivo de Pernambuco. Atualmente, conhecido como Quilombo Urbano do Portão do Gelo, situado no bairro de São Benedito – Olinda.

 

Salve Maria Oyá!,  fundadora da Casa;  Salve Mãe Biu! que esteve à frente da casa por 43 anos; Salve Pai Ivo! Baba atual da casa; Salve o Grupo Bongar; o Espaço Cultural Bongar Xambá! Salve as Yabás! Salve todo o povo dessa Nação e Salve o Baobá plantado nesse chão! 

 

Nós, inspirados(as) em Dom Helder, admiramos a força ancestral que rege essa Nação, a potência transformadora, a coragem e a construção pautada na formação de novas gerações conscientes e guerreiras pelo seu povo. Salve as crianças, adolescentes e jovens – os erês - da Xambá! 

 

Salve a Luta por manter viva a história desse povo, na cidade onde habita. Por isso, o Cendhec apoia a campanha pela mudança do nome da Av. Presidente Kennedy em Olinda para o nome de Av. Xambá e a campanha pela reforma da casa. “O chão do meu terreiro é umbigo do mundo. Lá onde começa tudo, aprendi a andar por lá” (Bongar).

 

Axé!

 

Festa dos 90 anos durante todo o domingo (07 de Junho de 2020) no instagram @grupobongar. 

 

Programação:
10h - Café da manhã com as Yabás da Xambá contando a história do Munguzá da Xambá;
15h - Live com Babalorixá Ivo da Xambá contando a história dos 90 anos do Terreiro da Xambá;
17h – Live aberta com Grupo Bongar e convidados (Lenine, Roberto Mendes, Roger de Ronor e outros).

 

Foto: Reprodução | Acervo do Terreiro Xambá 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags